COLÉGIO ESTRUTURAL | Mogi das Cruzes | Escola Particular

.:: Não apenas o que, mas quem eles vão ser ::.

NOSSOS PROJETOS

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR

Atividades culturais, projetos e clubes buscam dar oportunidade ao aluno em apresentar e desenvolver seus talentos, bem como, descobrir novas habilidades, sendo elas curriculares ou opcionais.



UM CURRÍCULO PARA A VIDA


FLAUTA E CORAL



O ensino da música transcende o conhecimento artístico e também auxilia no raciocínio matemático e na sensibilização do aluno. Desenvolve nas crianças a sensibilidade e provoca emoções. Além disso, a música é um excelente auxiliar no processo de aprendizagem. Ela está relacionada com a arte e a ciência.
Todos conhecem sua ligação com a dança. Poucos percebem que ela desenvolve a percepção, controle motor, disciplina, criatividade, determinação e está relacionada com a poesia, onde as rimas e os ritmos se encontram. As linguagens e os códigos são estudados na prática. Ao compô-la, a matemática é envolvida em seus compassos. Ao construir instrumentos musicais é a física que se envolve juntamente com trabalhos manuais e as artes plásticas. Ao se estudar os ritmos e suas origens, falamos de história e geografia. Não houve civilização sem a música em sua cultura – filosofamos, então.





O acréscimo dessa arte nas atividades do Colégio Estrutural vem de encontro ao já comprovado valor da música no aprendizado sócio-pedagógico da criança, sendo ela um pilar para o desenvolvimento do raciocínio, coordenação motora e ritmo, socialização e trabalho em equipe, maior desenvoltura e apresentação em público.

A música é a disciplina mais completa de todas, pois de maneira lúdica possibilita o desenvolvimento de todas as demais: integradas, permitindo a verdadeira interdisciplinaridade entre elas.




IDIOMAS - INGLÊS E ESPANHOL

Não é só para inglês ver. É possível aprender idiomas dentro da matriz curricular, sem a necessidade de recorrer a cursos extras. Com carga-horária ampliada, desde as séries iniciais, na Educação Infantil, o aprendizado de idiomas, além do materno, é uma de nossas prioridades. Além do inglês, com o espanhol curricular, preparamos o cidadão para o segundo idioma mais falado no mundo.



RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL



Conscientização e ações através de visitas ao sítio e núcleo ambiental do Colégio, na Serra do Itapeti, oficinas de reciclagem, coleta seletiva de lixo, consumo consciente, doações e atividades de recreação e entretenimento junto a entidades de apoio à pessoas carentes, creches e asilos, fazem parte de nossa rotina.


Para respeitar a natureza é importante aprender a apreciá-la, contempla-la e curtir momentos que se tornam inesquecíveis.


EXCURSÕES PEDAGÓGICAS



Durante o ano letivo, as excursões são programadas, para alunos de todas as séries, de acordo com o que é desenvolvido no conteúdo curricular. Eventos culturais também fazem parte dessa programação. Visitas a museus, teatros, exposições e parques, entre os outras atividades.

REFORÇO E COMPLEMENTAÇÃO

Reforço paralelo e contínuo ao longo de todo o ano letivo. Aulas de complementação preparatórias para exames vestibulares e Enem, No 3º ano do Ensino Médio, traba;há-se com o material extensivo, contendo revisões e listas de exercícios referentes aos exames vestibulares dos anos anteriores.

ATUALIDADES E CIDADANIA

O aluno é colocado diante da dinâmica mundial, passando a entender e a se posicionar para exercer com ética seu papel efetivo em sociedade.

HORA DO CONTO

Tem como foco principal tornar a leitura algo prazeroso ao aluno, ou seja, que é realizado por desejo e não por obrigação; cultivar o espaço da biblioteca como um lugar onde a prática de leitura não esteja restrita à pesquisa e consulta, mas voltada para a satisfação de necessidades mais amplas do ser humano (culturais, afetivas, estéticas, etc.); estimular o uso da literatura infantil como elemento essencial para a formação do “leitor mirim”; estimular o trabalho com a oralidade no texto literário, aproveitando o universo infantil para as várias possibilidades de leitura; habilitar o aluno para consulta em bibliotecas (conhecimento de regras de funcionamento, cuidados com acervo, procedimentos para inscrição, consulta e/ou retirada de livros, etc.); expandir as formas de interpretação de textos escritos para diferentes campos de linguagem (teatro, artes plásticas, música, cinema, etc.).


A VIDA ALÉM DO CURRÍCULO

Atividades opcionais todos os dias da semana, no próprio Colégio: mais comodidade e segurança.

TEATRO Proporcionar ao aluno meios para a compreensão da realidade, tanto física como social, na busca do significado do conteúdo aprendido, assumindo a função de construir o saber universal e sistematizado, propiciando também uma visão crítica para renovação e transformação pessoal e social. Jogos teatrais, improvisação, clown, oficina de máscaras e maquiagem, montagem de cenas e desenho artístico

ESPORTES



Visa ao desenvolvimento corporal completo, por meio de jogos e atividades orientadas, para promover uma melhora na qualidade de vida das pessoas por meio de prática de atividades físicas regulares, bem como a integração e o trabalho em equipe. Treinos de futsal, vôlei, basquete e handbol, aulas de judô

INFORMÁTICA

Laboratório aberto em tempo integral, com suporte técnico.

BIBLIOTECA

  Assistência da Biblioteca e do Laboratório de informática fora do período de aula para a execução de pesquisas e trabalhos escolares

DANÇA

Balé, jazz, sapateado, contemporâneo, dançaterapia (parceria Fernanda Moretti - Arte do movimento)

TEATRO E DESENHO ARTÍSTICO


XADREZ

O Xadrez tem sido adotado como instrumento pedagógico em vários países. É considerado jogo, esporte, ciência, arte e cultura. O aprendizado e a prática do Xadrez desenvolvem várias habilidades, tais como: atenção e concentração, julgamento e planejamento, imaginação e antecipação, memória, raciocínio matemático, dentre outros.

ROBÓTICA




A INTERDISCIPLINARIDADE QUE VOCÊ VÊ

BARATO CULTURAL



É um encontro de artistas amadores e profissionais, buscando a integração destes e da diversidade artística em todas as linguagens. São as Artes Cênicas, Visuais, Dança, Artes Plásticas, Música e literatura em cena para pesquisa, criação, discussão e aprendizado. Espetáculos de curta duração (para público infantil no período da tarde e adulto à noite também fazem parte deste encontro), oficinas e exposições compõem o evento.


Um grande encontro anual da arte em suas diversas linguagem, produzido por alunos, professores, suas famílias, comunidade e profissionais de renome.

Aqui, sua arte tem voz e vez.


ESTRUTURANDO

Projeto interdisciplinar desenvolvido ao longo de todo o ano letivo, envolvendo alunos e professores da Educação Infantil ao Ensino Médio, na pesquisa de temas transversais de interesse coletivo, apresentados em um dia de oficinas e exposições no Colégio.


2004 – Projeto Água


2005 – Qualidade de Vida


2006 – Brasil e suas Caras


2007 – Ibi-turiaçú (Terra, a grande fogueira, em tupi-guarani – aquecimento global)


2008 – Planeta Esporte


2009 – No mundo da Lua (astronomia)


2010 – M’Boijy (Mogi 450 anos) 

2011 - Arte, leitura do mundo

2012 - Oceanos

2013 - UMAMI - o quinto sabor

2014 - Homo Sapiens - Um ser social

2015 - Musicando, a sintonia do som

2016 - Profissões


ENDURO



Caminhar em trilhas naturais na busca de lugares interessantes para se conhecer, possibilitando um maior contato com a natureza; realizar um percurso pré-determinado pela organização, superando obstáculos naturais e percorrendo estradas, trilhas, riachos, montanhas, etc, com o tempo mais próximo possível do ideal estabelecido. Não é uma prova de velocidade, e sim de orientação e regularidade, onde são fornecidas velocidades médias e distâncias entre referências que constam na planilha, possibilitando à equipe calcular o tempo exato de passagem em cada ponto; postos de controle de passagem (PCs) com atividades interdisciplinares ao longo do percurso.




CLUBE DE CIÊNCIAS



Contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de ciências no Ensino Fundamental e Ensino Médio; viabilizar treinamentos e apoio para professores e estudantes, em um ambiente que estimule a pesquisa e a experimentação; desenvolver ações visando à divulgação de conhecimentos científicos para a comunidade, em eventos públicos ou pelos meios de comunicação.




CLUBE DE ASTRONOMIA


Divulgar a astronomia e as atividades espaciais aos estudantes do Colégio, estimulando a cultura da observação, experimentação e a pesquisa.

SARAU


CHOQUE CULTURAL



Partimos de trem em busca de mais cultura em nossa capital São Paulo. Visitas desde a Estação da Luz, Pinacoteca do Estado, Sala São Paulo, Pátio do Colégio, muitos museus e peças teatrais em um verdadeiro "choque cultural".




FESTA JUNINA




Momento de alegria e resgate folclórico, é dia de reunir toda a família para brincar nas barracas, assistir às danças folclóricas e apreciar comidas típicas da festa.

_______________________________________________

Colégio Estrutural - escola particular em Mogi das Cruzes

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio

e Período Integral

Eventos

dezembro 2017
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Últimas atividades

Rodrigo Ribeiro da Silva deu um presente para Bruna Weides
ontem
Marisa Taue Shirasu é agora um membro de COLÉGIO ESTRUTURAL | Mogi das Cruzes | Escola Particular
sexta-feira
Posts no blog por Renato Faria
quinta-feira
Joao Vitor Lopes Paiva De Olivei curtiram o evento 6º Ano de Admin
terça-feira
ALEXANDRA DIAS curtiu a postagem no blog BARATO CULTURAL de Renato Faria
segunda-feira
Gustavo Soares Ferreira respondeu à discussão 4 Bimestre - Fórum Física II de Evellin Maldonado no grupo 9ºAno
30 Nov
Gustavo Soares Ferreira respondeu à discussão 4º bimestre - Fórum de Educação Física de EDSON KOITY SAGAWA TAKEMOTO no grupo 9ºAno
30 Nov
Isabela da Silva Monteiro respondeu à discussão 4º bimestre - Fórum de Educação Física de EDSON KOITY SAGAWA TAKEMOTO no grupo 9ºAno
30 Nov
Giovanna Amorim Bião respondeu à discussão 4º bimestre - Fórum de Educação Física de EDSON KOITY SAGAWA TAKEMOTO no grupo 9ºAno
30 Nov
Vitória Nitti respondeu à discussão 4º bimestre - Fórum de Educação Física de EDSON KOITY SAGAWA TAKEMOTO no grupo 2ºEM
30 Nov
Matheus Henrique A. Batista respondeu à discussão 4º bimestre - Fórum de Educação Física de EDSON KOITY SAGAWA TAKEMOTO no grupo 6º Ano
30 Nov
Beatriz de souza matos respondeu à discussão 4º bimestre - Fórum de Educação Física de EDSON KOITY SAGAWA TAKEMOTO no grupo 1º EM
30 Nov
Esther Ardachnikoff Gomes respondeu à discussão 4º bimestre - Fórum de Educação Física de EDSON KOITY SAGAWA TAKEMOTO no grupo 1º EM
30 Nov
Kauê Caetano Lopes respondeu à discussão 4º bimestre - Fórum de Educação Física de EDSON KOITY SAGAWA TAKEMOTO no grupo 3ºEM
30 Nov
Guilherme Rosa respondeu à discussão 4º bimestre - Fórum de Educação Física de EDSON KOITY SAGAWA TAKEMOTO no grupo 1º EM
30 Nov
Mateus Josè De Souza respondeu à discussão 4º bimestre - Fórum de Educação Física de EDSON KOITY SAGAWA TAKEMOTO no grupo 1º EM
30 Nov
Duda Canhoto respondeu à discussão 4º bimestre - Fórum de Educação Física de EDSON KOITY SAGAWA TAKEMOTO no grupo 2ºEM
30 Nov
Eduarda Alexandre Mafra de Souza respondeu à discussão 4º bimestre - Fórum de Educação Física de EDSON KOITY SAGAWA TAKEMOTO no grupo 3ºEM
30 Nov
Beatriz Melo Nunes respondeu à discussão 4º bimestre - Fórum de Educação Física de EDSON KOITY SAGAWA TAKEMOTO no grupo 3ºEM
30 Nov
Ana Luiza Mota respondeu à discussão 4º bimestre - Fórum de Educação Física de EDSON KOITY SAGAWA TAKEMOTO no grupo 2ºEM
30 Nov

© 2017   Criado por Renato Faria.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço