COLÉGIO ESTRUTURAL | Mogi das Cruzes | Escola Particular

.:: Não apenas o que, mas quem eles vão ser ::.

Muito além da robótica...

Em tempos de uma geração de alunos conhecidos como “nativos digitais” em que as referências de tempo e espaço são diminutas comparadas com gerações anteriores, nossas crianças são dotadas de novas habilidades, capazes de utilizar ferramentas tecnológicas com extrema facilidade.

Por outro lado, vêm perdendo a capacidade de concentração e foco, análise e resolução de problemas, apresentando dificuldade com raciocínio lógico-matemático, leitura e interpretação de textos, devido a esse novo ritmo acelerado.

Assim, perderam a paciência da espera, de trabalhar a ciência, da leitura de livros ou, simplesmente, ler e interpretar textos mais longos. Agem somente por tentativa e erro, esperando respostas imediatas, o que muitas vezes

não é possível. Essa é uma nova realidade mundial, discutida em países do hemisfério norte (Europa, EUA, Japão), como também, aqui da América do Sul. Assim, têm-se buscado novas formas de recuperar importantes habilidades perdidas ao longo das gerações.

O desenvolvimento do raciocínio lógico através da programação de computadores é uma excelente ferramenta para desenvolver essas habilidades, com resultados importantes na leitura e interpretação de textos, cálculos matemáticos, experimentações científicas, raciocínio e concentração.

Para suprir essas necessidades, a partir de agora, o Colégio Estrutural oferece como atividade extracurricular, Aulas de Lógica e Programação, através da robótica, criação de animações e jogos para alunos a partir dos 6 (seis) anos de idade.

Tudo isso aliado a oportunidade real de trabalho em empresas e startups de tecnologia, ou até mesmo, do seu próprio negócio.

As aulas serão ministradas pelo prof. Renato Faria (Diretor do Colégio), engenheiro e mestre em Eletrônica e Comunicações pela Unicamp, foi professor e coordenador dos Cursos de Engenharia Elétrica, de Computação e de Telecomunicações da UMC – Universidade Mogi das Cruzes. Iniciou-se na área de programação e análise de sistemas aos 16 anos, quando ainda estava no colégio, trabalhando em empresas da capital, ministrando aulas e elaborando material didático para um dos primeiros cursos de informática de Mogi.

Utilizaremos a plataforma Scratch for Arduino, sendo o Scratch um software livre desenvolvido pelo MIT (Massachusetts Institute of Techology) e o Arduino uma placa de comunicação entre o computador e o nosso meio, também aberta para reprodução, desenvolvida na Itália.

Para maiores detalhes sobre as plataformas utilizadas acesse:

 

Scratch for Arduino - S4A.cat

Arduino.cc

Scratch.MIT.edu

Exibições: 7

© 2018   Criado por Renato Faria.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço