COLÉGIO ESTRUTURAL | Mogi das Cruzes | Escola Particular

.:: Não apenas o que, mas quem eles vão ser ::.

Queridos alunos,
Responder nesse fórum até o dia 30/11/17.

Tipos de transmissão de calor ( 1 exemplo de cada tipo), com a explicação da classificação naquela transmissão de calor.

Com imagens para ilustrar o exemplo.

NÃO REPETIR EXEMPLOS JÁ CITADOS NA POSTAGEM ANTERIOR.

bjs

Exibições: 134

As respostas para este tópico estão encerradas.

Respostas a este tópico

Convecção: é uma transmissão de calor que verifica-se em líquidos e gasosos. *Exp: Ar condicionado

 

Condução: a energia térmica se transmite diretamente de uma partícula para a outra através do corpo. *Exp: Quando uma panela feita inteira do mesmo material está no fogo ela fica quente por inteira.


Irradiação: a energia térmica que transita no vácuo, consegue aquecer um corpo mesmo que entre eles não tenha um meio material. Exp: o Sol que consegue aquecer a Terra através de seus raios solares que atravessam um vácuo (o espaço entre o Sol e a Terra).

 

Ótimo Maria Emília 

Convecção: é uma transmissão de calor que verifica-se em líquidos e gasosos. 

Exemplo: A geladeira cria correntes de convecção, onde o ar quente sobe e o ar frio, desce. São essas correntes que mantém a temperatura interior baixa. Por isso, o congelador está localizado na parte superior.

Condução: a energia térmica se transmite diretamente de uma partícula para a outra através do corpo. 

 Exemplo: As latinhas de metal utilizadas para armazenar bebidas resfriam muito mais rápido do que as garrafas de vidro ou de plástico. Isso ocorre porque o metal é um bom condutor térmico e permite a saída do calor do líquido no interior da lata mais rapidamente.

Irradiação: a energia térmica que transita no vácuo, consegue aquecer um corpo mesmo que entre eles não tenha um meio material. 

Exemplo: O calor de uma fogueira é transmitido, principalmente, por irradiação.

 

Excelente João 

Convecção: é uma transmissão de calor que verifica-se em líquidos e gasosos.

Exemplo: Outro exemplo de convecção térmica nos líquidos acontece nos radiadores dos carros. Assim, a água quente do motor é menos densa, e por isso, tende a subir para o radiador, onde esfriará novamente.

Condução: a energia térmica se transmite diretamente de uma partícula para a outra através do corpo. 

Exemplo: Ferro elétrico aquecendo a roupa

 Irradiação: a energia térmica que transita no vácuo, consegue aquecer um corpo mesmo que entre eles não tenha um meio material.

Exemplo: A garrafa térmica

Muito bem Marcelo 

Condução: Para transferir o calor será preciso do contato entre os corpos. 

Ex: Aquecimento de um objeto metálico, aquecimento de um objeto que se aquece através do contato com um líquido ou um sólido.

Resultado de imagem para exemplo de condução

Convecção: Serve para transferir o calor sem contato de corpos, ou seja, liquido e gasoso.

Ex:Um exemplo de convecção térmica é quando aquecemos uma panela no fogão. Esse processo cria as correntes de convecção onde a água que está próxima do fogo torna-se menos densa e sobe, enquanto a que está fria torna-se mais densa e desce.

Imagem relacionada

Irradiação: Não precisa estar perto para a transferência de calor, por exemplo o sol.

Ex: Um exemplo bem comum é o Sol em relação a Terra. Onde o calor solar atravessa o vácuo (não existe matéria no espaço) e chega até a Terra por meio da Irradiação. 

Imagem relacionada

Muito bom Gabi  porém o exemplo de irradiação já foi usado. 

Bjs

radiação térmica, também conhecida como irradiação, é uma forma de transferência de calor que ocorre por meio de ondas eletromagnéticas. Como essas ondas podem propagar-se no vácuo, não é necessário que haja contato entre os corpos para haver transferência de calor. Todos os corpos emitem radiações térmicas que são proporcionais à sua temperatura. Quanto maior a temperatura, maior a quantidade de calor que o objeto irradia. Um exemplo desse processo é o que acontece com a Terra, que, mesmo sem estar em contato com o Sol, é aquecida por ele. Outro exemplo pode ser observado na figura a seguir:

Podemos nos aquecer nas proximidades de uma lareira, sem ter contato direto com o fogo, graças ao processo de condução do calor por irradiação

O calor também pode ser transferido de um meio para o outro por meio da condução. Para entender melhor esse processo de transferência de calor, imagine a seguinte situação: segurando uma barra de ferro em uma das suas extremidades e colocando a outra ponta sobre uma chama, ela começará a aquecer. Primeiramente, a parte que está sobre o fogo terá sua temperatura elevada, pois a chama está transferindo energia para a barra. As moléculas que a constituem começarão a ficar agitadas e chocar-se-ão com as outras que não estão em contato com o fogo. Essa agitação será transmitida de molécula para molécula até que todo o objeto fique aquecido.

É assim que ocorre a condução de calor, a energia propaga-se em virtude da agitação molecular. Esse processo é mais eficiente em materiais como os metais, que são bons condutores de calor. Isso também explica o motivo das panelas serem feitas de metal.

As panelas são feitas de metal porque são os melhores condutores de calor por condução

Por fim, há a convecção, que é a forma de transferência de calor comum para os gases e líquidos. O exemplo a seguir descreve como acontece a convecção:

Ao colocar água para ferver, a parte que está próxima ao fogo será a primeira a aquecer. Quando ela aquece, sofre expansão e fica menos densa que a água da superfície, sendo assim, ela desloca-se para ficar por cima, enquanto a parte mais fria e densa move-se para baixo. Esse ciclo repete-se várias vezes e forma uma corrente de convecção, que é ocasionada pela diferença entre as densidades, fazendo com que o calor seja transferido para todo o líquido. Observe a figura:

Observe como se forma a corrente de convecção

Transmissão de Condução

É o processo de transmissão de calor em que a energia térmita passa de um local para o outro através das partículas do meio que os separa. Na condução, a passagem da energia térmica de uma região para outra se faz da seguinte maneira: na região de maior temperatura, as partículas estão mais energizadas, vibrando com maior intensidade; assim, estas partículas transmitem energia para as partículas vizinhas, menos energizadas, que passa a vibrar com intensidade maior; estas, por sua vez, transmitem energia térmica para as seguintes, e assim sucessivamente.

Transmissão de Convecção

 a convecção se constitui de movimentos de massas fluidas. trocando de posição. Notemos que não tem significado falar em convecção no vácuo.

Assim, podemos afirmar que a convecção somente ocorre nos fluidos (líquidos, gases e vapores), não podendo ocorrer nos sólidos c no vácuo.

Transmissão de Radiação

É o processo de transmissão de calor por meio de ondas eletromagnéticas (ondas de calor). A energia emitida por um corpo (energia radiante) propaga-se até o outro, através do espaço que os separa.
Sendo uma transmissão de calor feita por ondas eletromagnéticas, a radiação não exige a presença do meio material para ocorrer, isto é, a radiação ocorre no vácuo e também em meios materiais.
Entretanto, não são todos os meios materiais que permitem a propagação das ondas de calor através deles.

Muitobom Giovana 

Adorei as explicações e os exemplos,  embora os mesmos já tenham aparecido.  Muito bom Maria Clara

RSS

Eventos

dezembro 2017
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Últimas atividades

Rodrigo Ribeiro da Silva deu um presente para Bruna Weides
ontem
Marisa Taue Shirasu é agora um membro de COLÉGIO ESTRUTURAL | Mogi das Cruzes | Escola Particular
sexta-feira
Posts no blog por Renato Faria
quinta-feira
Joao Vitor Lopes Paiva De Olivei curtiram o evento 6º Ano de Admin
terça-feira
ALEXANDRA DIAS curtiu a postagem no blog BARATO CULTURAL de Renato Faria
segunda-feira
Gustavo Soares Ferreira respondeu à discussão 4 Bimestre - Fórum Física II de Evellin Maldonado no grupo 9ºAno
30 Nov
Gustavo Soares Ferreira respondeu à discussão 4º bimestre - Fórum de Educação Física de EDSON KOITY SAGAWA TAKEMOTO no grupo 9ºAno
30 Nov
Isabela da Silva Monteiro respondeu à discussão 4º bimestre - Fórum de Educação Física de EDSON KOITY SAGAWA TAKEMOTO no grupo 9ºAno
30 Nov
Giovanna Amorim Bião respondeu à discussão 4º bimestre - Fórum de Educação Física de EDSON KOITY SAGAWA TAKEMOTO no grupo 9ºAno
30 Nov
Vitória Nitti respondeu à discussão 4º bimestre - Fórum de Educação Física de EDSON KOITY SAGAWA TAKEMOTO no grupo 2ºEM
30 Nov
Matheus Henrique A. Batista respondeu à discussão 4º bimestre - Fórum de Educação Física de EDSON KOITY SAGAWA TAKEMOTO no grupo 6º Ano
30 Nov
Beatriz de souza matos respondeu à discussão 4º bimestre - Fórum de Educação Física de EDSON KOITY SAGAWA TAKEMOTO no grupo 1º EM
30 Nov
Esther Ardachnikoff Gomes respondeu à discussão 4º bimestre - Fórum de Educação Física de EDSON KOITY SAGAWA TAKEMOTO no grupo 1º EM
30 Nov
Kauê Caetano Lopes respondeu à discussão 4º bimestre - Fórum de Educação Física de EDSON KOITY SAGAWA TAKEMOTO no grupo 3ºEM
30 Nov
Guilherme Rosa respondeu à discussão 4º bimestre - Fórum de Educação Física de EDSON KOITY SAGAWA TAKEMOTO no grupo 1º EM
30 Nov
Mateus Josè De Souza respondeu à discussão 4º bimestre - Fórum de Educação Física de EDSON KOITY SAGAWA TAKEMOTO no grupo 1º EM
30 Nov
Duda Canhoto respondeu à discussão 4º bimestre - Fórum de Educação Física de EDSON KOITY SAGAWA TAKEMOTO no grupo 2ºEM
30 Nov
Eduarda Alexandre Mafra de Souza respondeu à discussão 4º bimestre - Fórum de Educação Física de EDSON KOITY SAGAWA TAKEMOTO no grupo 3ºEM
30 Nov
Beatriz Melo Nunes respondeu à discussão 4º bimestre - Fórum de Educação Física de EDSON KOITY SAGAWA TAKEMOTO no grupo 3ºEM
30 Nov
Ana Luiza Mota respondeu à discussão 4º bimestre - Fórum de Educação Física de EDSON KOITY SAGAWA TAKEMOTO no grupo 2ºEM
30 Nov

© 2017   Criado por Renato Faria.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço